Globo, Por dentro do Velho Chico
Experiência Física da Marca  |  Brasil
Desafio
Levar ao público o universo regional e mágico deste grande sucesso da televisão brasileira, através de uma mostra dos seus bastidores.
"Existem destinos que se movem com as correntezas de um rio". Este é o enredo principal da novela Velho Chico, criada por Benedito Ruy Barbosa, sua filha Edmara Barbosa e seu neto Bruno Luperi. Produzida pela Rede Globo de Televisão, exibida em 2016 no Brasil e em 2017 em Portugal, a trama levou o espectador até as margens do rio São Francisco, contando histórias banhadas em paixão, poder e misticismo. O amor que corre por essas águas, atravessando corações e gerações.
Cenas da novela Velho Chico registradas pelo fotógrafo Caiuá Franco: algumas das diversas fotografias que estiveram em exposição.
A mostra 'Por dentro do Velho Chico' rodou espaços culturais de dois grandes shoppings, no Rio de Janeiro e São Paulo, e tinha o desafio de trazer a fantasia para o mundo real e ao alcance das pessoas. O recheio? Figurinos e objetos de cena originais da novela, fotografias dos bastidores e da belíssima natureza das locações onde foi gravada, no Nordeste brasileiro, e adereços de cena gigantes criados especialmente para a festa de lançamento no Museu do Amanhã.
Reafirmando conceitos e criando laços além do meio televisivo.
A Globo é a segunda maior rede de televisão comercial do planeta, assistida por 200 milhões de pessoas diariamente no Brasil e em outros países. Suas novelas, inegavelmente, são uma paixão do brasileiro e fazem parte da cultura deste povo e do seu imaginário coletivo. Premiada inúmeras vezes pela qualidade das suas produções e reconhecida pelo cuidado com que administra suas marcas e produtos, trabalhar para a Globo envolve sempre uma grande responsabilidade. E neste projeto, que reafirmava o conceito de excelência através da exposição de diferentes detalhes da sua produção, ainda mais.
Figurinos assinados por Thanara Schönardie, cenografia por Danielly Ramos e Keller Veiga. Alegorias gigantes de Clécio Régis.
O desafio da DTávora foi criar a linguagem específica da mostra, a partir da identidade original da novela, e apresentar o universo regional e mágico do Velho Chico - traduzido no trabalho cuidadoso de cada profissional envolvido no processo de contar essa história -, de uma forma lúdica e atrativa, surpreendendo o público e fortalecendo seus laços com a marca Globo através de uma experiência real.
Identidade Visual Complementar
Adaptando a identidade original da novela à realidade física da mostra.
Incialmente, ajudamos a definir um título e um subtítulo para o evento. Depois, a partir do lettering que fecha a vinheta de abertura da novela, criado por Christiano Calvet, foram agregados novos elementos visuais, também inspirados na cultura regional presente na trama, caracterizando uma linguagem derivada, mas, específica para a mostra. Na sequência, buscou-se proteger esta identidade em um espaço visual neutro e padronizado, para que funcionasse em conjunto com as marcas parceiras nos diferentes meios previstos, ampliando as possibilidades de comunicação da criação original, sem descaracterizá-la.
Design Gráfico & Conteúdo Digital
Convidando à uma experiência pessoal e direta.
Optamos por trabalhar de forma mais abstrata nos materiais de apoio e divulgação, utilizando apenas cores e texturas como um pano de fundo para a informação principal. Assim, trouxemos para as peças o incrível trabalho em pintura e gravura criado especialmente para a abertura da novela pelos artistas plásticos Mello Menezes e Samuel Casal, explorando sua beleza gráfica em ampliações de detalhes dos frames de vídeo. Depois, esta linguagem foi desmembrada em diferentes formatos para divulgação: de cartazes impressos a animações em totens digitais, de banners para websites a posts em mídias sociais, além de camisetas, crachás, folders, etc.
Ambiente Físico
Mergulhando em um rio imaginário, lúdico e cultural.
Definida em conjunto com a VCT Promo, responsável por toda a direção de montagem e produção do evento, a ideia principal na organização dos espaços foi criar um caminho orgânico, como o fluxo de um rio, sem linhas retas ou obstáculos bruscos, levando o público a envolver-se naturalmente e a viajar nas histórias da novela. A iluminação cênica, pontual, também fez-se imprescindível para facilitar a imersão neste universo. Além disso, como a mostra seria montada no Rio e São Paulo, deveria adaptar-se aos diferentes espaços onde seria realizada. Assim, tudo foi pensado de forma modular, como "ilhas visuais", cada uma destacando um elemento.
Resultado
Outra forma de vivenciar sua novela favorita. Outro sucesso de audiência.
Assim como a novela, a mostra 'Por dentro do Velho Chico' foi um grande sucesso de público, sendo vista por mais de 100 mil pessoas nos espaços onde pôde ser visitada. Esta foi a primeira ação da Rede Globo neste sentido e, certamente, o resultado extremamente positivo abre as portas para outros eventos futuros.
.
CRÉDITOS DA MOSTRA
Rede Globo de Televisão
Aprovações: Chrystian Duriez
VCT Promoções e Eventos
Direção de montagem e produção: Carmen Arrata
Produção: Angélica Cruz
DTávora Branding Design Content
Identidade específica da mostra, projeto do espaço, design gráfico e conteúdos digitais: Dickson Távora
Finalização: Roberta Klüppel
Produção: Sylvia Klüppel

CRÉDITOS DO CONTEÚDO DA MOSTRA
Rede Globo de Televisão
Direção artística: Luiz Fernando Carvalho
Vinheta de abertura: Christiano Calvet (conceito visual, identidade e direção de arte)
Arte em gravura da vinheta de abertura: Mello Menezes e Samuel Casal
Animação stop-motion da vinheta de abertura: Animaking Studios
Cenografia: Danielly Ramos e Keller Veiga
Figurino: Thanara Schönardie
Fotografia de natureza e bastidores: Caiuá Franco
Alegorias gigantes: Clécio Régis
.
Em breve, veja mais casos aqui. Acompanhe pelas mídias sociais o lançamento de novos conteúdos.
.
Topo